IMPORTANTE

Fica expresso que esta é uma "fan page", sendo a única finalidade deste blog reverenciar a imagem e o trabalho da atriz. Não há qualquer função comercial, ou intenção de infringir direitos. Aproveite a visita.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Viradouro: Escola do Coração



A Coroação

No dia 8 de Novembro de 2003, a quadra da Viradouro lotou para receber sua nova rainha de bateria. O momento mais aguardado da noite, a coroação de Juliana Paes, teve toques de superprodução. A atriz foi conduzida ao centro da quadra por dois integrantes da Velha Guarda da Viradouro. Uma menina levou a coroa e a faixa que foram colocadas na nova rainha. Tudo ao som da ópera Carmina Burana. Chuva de papel picado e uma cascata de fogos serviram de cenário para seus primeiros passos na quadra como rainha da bateria. Juliana sambou à frente das passistas e dos ritmistas comandados por Mestre Ciça. Ela também recebeu o título de Cidadã Benemérita de Niterói, entregue por José Vicente, Presidente da Câmara dos Vereadores da cidade.



No breve discurso de agradecimento, Juliana contou que já freqüentava a quadra da Viradouro antes de virar atriz, e nunca imaginou ser convidada para o posto de rainha. Ela começou a desfilar pela Escola em 2001, sempre em destaque nos carros alegóricos. Dos camarotes, seus parentes e amigos acompanharam a festa. No final, a bateria da Viradouro desceu do palanque, e foi tocar no meio da quadra. Juliana ainda se juntou aos ritimistas e componentes da Escola.



Os Desfiles


  • 2001



    Moradora de Niterói, Juliana sempre desfilou na Viradouro.



  • 2002




    Em 2002, além de desfilar em um carro alegórico na sua escola querida...





    ...Ju também saiu na Grande Rio, sendo filmada na Sapucaí na pele da personagem Karla de "O Clone".




  • 2004

    Clique na imagem para ver as fotos do Carnaval 2004



    Em 2004, Juliana assumiu o posto que era de Luma de Oliveira.



  • 2005

    Clique na imagem para ver as fotos do Carnaval 2005



    No ano seguinte, repetiu a dose com muito glamour e samba no pé.




  • 2006

    Clique na imagem para ver as fotos do Carnaval 2006
  • Em 2006 exibiu formas exuberantes na Sapucaí.




  • 2007

  • Clique na imagem para ver as fotos do Carnaval 2007



    Consagrou-se definitivamente em 2007, seis quilos mais magra, em sua fantasia de Rainha Indiana.




  • 2008

    Clique na imagem para ver as fotos do Carnaval 2008



    Representando a Taça Jules Rimet, Juliana esbanjou simpatia e animação, sendo levantada como troféu na avenida.


Os Ensaios


  • 2003/2004

  • 2004/2005





  • 2005/2006



  • 2006/2007





  • 2007/2008





A Renúncia

Depois de quatro anos como rainha máxima da bateria da Viradouro, Juliana Paes conquistou o amor e a admiração dos integrantes da escola como nenhuma outra musa do carnaval. Porém, Juliana chegava a um ponto crucial de sua carreira, em que precisou abrir mão de muitas coisas para iniciar uma nova fase na sua vida. A decisão da artiz foi tomada a pedido da Rede Globo, que quer que Juliana se preserve agora que ela protagoniza uma novela do horário nobre. Para comunicar que iria se desligar da agremiação, a atriz escreveu uma verdadeira carta de amor à escola. Leia a versão adaptada abaixo:



"Foi uma decisão muito difícil e proporcionalmente dolorosa. Entretanto, foi tomada com muita consciência, pois é de caráter definitivo.Tomei essa decisão pois minha vida pessoal e profissional vêm ganhando um novo rumo que exigirá de mim muito mais tempo e atenção. Esse ano será o ano do meu casamento, mudança de casa e a novela da Glória Perez que será gravada na Índia no segundo semestre. Por amor incondicional à escola, acredito ter dado o melhor de mim todos esses anos, mas penso que o melhor momento de parar seria agora.
Sei que a Viradouro nunca me exigiu presença nos ensaios com a rigidez que a imprensa de modo geral o faz, mas o fato é que eu não poderia estar diante da bateria sem ter me dedicado como eu acho ideal. Questão até de respeito aos componentes da escola.

Antes que hajam especulações uma coisa é certa: nunca desfilarei para nenhuma outra escola. Pelo contrário, estarei sempre que possível colaborando e torcendo pela Viradouro na avenida. Só que agora, sem fantasia.
Sei que ter mandado uma carta não foi a maneira ideal de comunicar minha decisão, mas com certeza foi a melhor para expressar sem esquecer uma virgula, toda gratidão pelos momentos inesquecíveis que a Viradouro me proporcionou em todos esses anos na escola. Sinceramente, acho que não conseguiria verbalizar com tanta precisão tudo que escrevi para o para o Marquinhos e pro meu eterno mestre Ciça.
Tenho certeza que Marcos Lira e Mestre Ciça, de quem tenho todo apoio e compreensão, encontrão uma nova pessoa que possa honrar a bateria com o mesmo amor que tenho e terei sempre pela Viradouro. É um laço que nunca se romperá."


Em resposta, Mestre Ciça declarou: "Ela foi muito correta. Disse que vai desfilar em 2009, não como rainha, mas com uma camisa da escola, e terminou dizendo que é Viradouro, e é da comunidade. Foi um carta bonita e inteligente." E apesar de compreender a decisão de Juliana, ele não se conformou: chegou a se reunir com o presidente da agremiação para tentar recuperar Juliana. "Vou tentar reverter esse quadro. A Juliana é muito especial e querida para a gente. Ainda não aceitei essa perda."



A decisão de Juliana foi irreversível. Então a Viradouro escolheu sua nova rainha de bateria na madrugada de 26 de Outubro, entre as meninas da comunidade. Juliane Almeida foi a escolhida. Ela foi coroada pela própria Juliana Paes, que fez questão de ir à quadra passar a coroa para a nova rainha.

A noite começou com a apresentação das 33 candidatas ao posto, e depois foram anunciadas as 12 finalistas. Juliana Paes subiu ao palco e, muito emocionada, enão resistiu às homenagens da bateria, que em coro gritava "Fica! Fica! Fica!". Juliana chorou. "Pra mim é muito difícil deixar aquele lugar na frente do Meste Ciça. Ainda mais porque sempre freqüentei esta quadra. Me lembro de quando era mais nova, antes de ser atriz, quando vinha aqui com minha família, ficava lá atrás na quadra, perto das barracas, bebendo cerveja, de chinelo", contou ela, às lágrimas. Juliana foi homenageada pelo presidente Marco Lira e pelo maestro da bateria. Recebeu flores e uma placa na qual foi reverenciada como eterna rainha.



Depois da apresentação das finalistas, o presidente anunciou o nome da nova rainha: Juliane Almeida. Ela recebeu a coroa e o cetro das mãos de Juliana Paes. No momento do anúncio de Juliane houve vaias por parte do público presente à quadra da Viradouro. Aparentemente, foi um ato de preferência à rainha que abdicava, já que Juliane visivelmente não poderia se equiparar ao quilate de sua antecessora.

Em 2009, Juliana esteve presente no desfile da Viradouro, mas sem fantasia. Ela se emocionou assistindo tudo do camarote Rio Samba & Carnaval. Clique aqui para ver as fotos. No dia 12 de Março a falta de química da nova rainha se confirmou e Juliane Almeida foi tirada do posto pelo presidente Marco Lira, que se disse empolgado com a idéia de ter de novo a antiga majestade Juliana Paes. "Se Juliana quiser voltar, será ótimo!". Será que ela volta?

Nenhum comentário: